9 de fevereiro de 2010

Por que AIESEC?


Por que se inscrever, passar por um processo seletivo, dinâmicas, entrevistas, um fim de semana de imersão, por que trabalhar sem ganhar dinheiro, por que AIESEC?

A um ano atrás, eu estava esperando ansiosa o começo das aulas, achando que passar no vestibular era a coisa mais incrível que já tinha feito... E aí vivi um semestre inteiro achando que estudar economia era o máximo de mim que eu podia oferecer.
Mas eu tinha um amigo que sabia que podemos muito mais. E ele me disse como.
E eu resolvi tentar ser mais do que era.

Eu me lembro como se fosse ontem... Dia 19 de setembro, o final do meu fim de semana de imersão. Olhava praquele bando de garotos falando siglas e siglas, fazendo dancinhas, dizendo que valia a pena. Confesso que nesse dia comecei a me perguntar "Por que AIESEC?"

E hoje, eu me lembro do que aconteceu de fato ontem... Eu, sentada numa mesa na praça de alimentação de um shopping, ensinando uma equatoriana a fazer florzinhas de canudinho e a falar "engenhoso"... Ao meu lado um garoto do Peru, que queria comprar uma camisa do Flamengo, que conversava em inglês e queria que o Vini o ensinasse a falar sueco. Logo ali, um baiano arretado, a garota que quase tem "amor" no nome e a VP mais linda do Brasil.

E aí, hoje, eu sentei aqui pra tentar responder à sua pergunta, ao "Por que AIESEC?" que ecoa por aí... E eu só consigo pensar em uma outra pergunta: Por que NÃO AIESEC?

Por que não fazer mais do que você faz agora? Por que não provar a si mesmo e ao mundo que seu potencial é um imenso iceberg, com só uma pontinha na superfície, mas prestes a emergir? Por que não viver essa diversidade, por que não ensinar sua língua a alguém, por que não aprender a língua de alguém?

Por que evitar os desafios, por que não aceitá-los e vencê-los, por que não interagir, por que não fazer amigos incríveis? Por que não planejar, fazer eventos, por que não organizar um processo seletivo inteiro durante suas férias de verão? Por que não ter uma meta, suar a camisa, alcançar objetivos, olhar pra trás e sorrir? Por que não realizar? Por que não conquistar? Por que não crescer?

Por que não ser tudo que você pode ser?

No meu último fim de semana de imersão, mas imersa de um jeito diferente, aprendi uma frase, na verdade uma duplinha de palavras, que fizeram a pergunta "Por que AIESEC?" ter uma resposta definitiva: No Excuses.
Não têm motivos que te impeçam de fazer o que quer. Não há nada que te impeça de conquistar. Não existe ninguém que possa te impedir de realizar, trabalhar, aprender, ensinar, crescer, a não ser você mesmo. Não há respostas para o "Por que NÃO AIESEC?", e existem um milhão de respostas pro "Por que AIESEC?". É só você querer.



Não há nada que te impeça de conhecer o mundo. Mais que isso, não há nada que te impeça de fazer alguma coisa por ele.

Por isso, AIESEC.



Por Ellen Cristini



Nenhum comentário:

Postar um comentário